Turismo da Natureza
Pista de escalada
História
Links sobre a escola de escalada
www.ct4bb.com/escalada/pregfetal.html
(…) Desde há muito que as falésias do Reguengo do Fètal são apreciadas pelos habitantes da freguesia, de tal forma que ao local onde hoje está situada a escola de escalada foi dado o nome de Malha d'Ouro, sinónimo de algo com grande valor. Existem mais algumas falésias na zona com algum potencial mas, por terem pouca extensão, pouca altura ou ainda um acesso menos cómodo, o trabalho dos equipadores tem-
Apesar do período de estagnação que se viveu nas falésias do Malha d'Ouro -
Estamos em finais de 1998 e a dupla de equipadores já referida publica o primeiro Guia de Escalada do Reguengo do Fètal, que tinha como grande inovação o uso de fotografias a cores. Em conjunto com outros escaladores, decidem comprar um berbequim a gasolina, uma alternativa muito mais cómoda que o gerador. Por esta altura, começam a aparecer escaladores de Lisboa com a intenção de equipar, nomeadamente Nuno Pinheiro, Filipe Costa e Francisco Ataíde que, até agora equiparam cerca de dez vias e, à exceção de duas, nenhuma abaixo do 7c.Quando, em 2000, se realiza o 2º Encontro Nacional de Escaladores do Reguengo, organizado em GRF e pelo Pé no Trilho, aqueles que tinham à sua disposição cerca de sessenta vias, das quais a mais dura era a Cabra branca, Cabra preta (8a+), criação de Filipe Costa.
Em Maio de 2002 teve lugar o 3º Encontro de Escaladores, desta vez organizado somente pelo Pé no Trilho. Em Setembro deste ano existiam 77 vias, de entre as quais há a destacar três projetos: Rosbife e Percentil 80, no sector Entrada, e Indolor is Back no sector Chaminé.
Para terminar, não se pode deixar de agradecer o contributo de alguns escaladores que têm participado no recente desenvolvimento da escola: Fernando Pereira, João Neto e José Almeida. Esta evolução, felizmente, pode ainda continuar por mais algum tempo, uma vez que ainda existe bastante rocha virgem para mais vias, até à saturação total da falésia. É importante referir ainda o contributo da Câmara Municipal da Batalha, da Junta de Freguesia e da Casa do Povo do Reguengo do Fétal.
Informação retirada da Revista Montanha nº 6 de Dezembro de 2002
Foi em 2002 no 3º Encontro Nacional de Escalada do Reguengo do Fétal que entrevistei o Marco Inácio, presidente do Pé no Trilho e Alexandre Rebelo também do Pé no Trilho acerca do encontro e a partir daí conheci a escola e comecei a interessar-
In www.geocaching.com › Hide and Seek A Geocach
Oliveiras Centenárias
Alcanadas – Reguengo do Fetal -
Cascata do Buraco Roto